Receba nosso boletim
Twitter

Governador abre Feira de Saúde e destaca produção científica e tecnológica na Bahia

  Rui 1

“A Bahia quer se destacar, se firmar como um Estado de produção científica, tecnológica e de conhecimento na área da saúde, e tem mostrado potencial para isso. Portanto, é muito importante para o Estado sediar eventos como este. Estamos apoiando a feira e vamos continuar incentivando”, afirmou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (8), durante abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas –, e do Seminário Internacional ZiKa, promovido pela Unicef, em Salvador.

Até quinta-feira (10), serão apresentados produtos, serviços e ações voltados para o combate, prevenção, diagnóstico, e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. Este é o primeiro evento do gênero no País. A Bahia foi escolhida para ser sede do evento por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório público do Estado, a Bahiafarma, para todo o Brasil, permitindo assim, o diagnóstico em até 20 minutos.

De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Bahia é um celeiro de pesquisadores de ponta. “Temos aqui centros de pesquisa, como a Fiocruz, que tem se dedicado ao estudo dessas doenças transmitidas pelos mosquitos, e temos a Bahiafarma, que é um laboratório público estadual, que é pioneiro no desenvolvimento do teste diagnóstico para a Zika, e tem investido, junto com parceiros internacionais, no desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico para outras doenças”, destacou.

Programação – Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior.

Rui 2

Dentre essas iniciativas, serão apresentadas as experiências do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), principal centro de reabilitação do Estado para reabilitação de crianças com microcefalia, atendendo 90 pacientes. Em paralelo, a ONG Abraço a Microcefalia apresenta a experiência de reunir mães que têm filhos com microcefalia.

Ações de comunicação que utilizam influenciadores digitais e humor como elementos de engajamento do público nas redes sociais, estimulando o compartilhamento de mensagens sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, também terão destaque.

Além disso, haverá exibição de vídeos 360°, como na demonstração do ciclo de vida do mosquito com o auxílio de microscópios, e vídeos educativos, em uma estrutura de minicinema.

Investimento – Na ocasião, o governador comentou sobre futuros investimentos e parcerias internacionais na área da saúde. “No final do mês, vou assinar, em Kiev, na Ucrânia, documento para a vinda de uma fábrica de insulina para a Bahia. Isso tudo faz parte de uma estratégia para ampliar a produção, a pesquisa e o conhecimento de fármacos e medicamentos no estado, agregando valor a nossa economia, e, conseqüentemente, impulsionando a geração de emprego e renda para a população”, destacou Rui Costa.

Também estiveram presentes na abertura da Feira os secretários estaduais da Saúde. Fábio Vilas-Boas, e de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.

Fonte: Secom – Carol Garcia (fotos)

Rui 5




Fotos

Fale Conosco

BRASÍLIA:

Câmara dos Deputados - Praça dos Três Poderes, Anexo IV, Gabinete 642 - Brasília-DF - CEP 70160-900

Telefone: +55 (61) 3215-3642 | 3215-4642 | 3215-5642 - Fax: (61)3215-2642

E-Mail: dep.josiasgomes@camara.gov.br

SALVADOR:

Av. Magalhães Neto, Nº 1752, Ed. Lena Empresarial, Sala 210 - Salvador-BA - CEP 41810-012

Ao lado da Morena Veículos

Telefone: +55 (71) 3012-1985 | 3013-1326

Licença Creative Commons