Receba nosso boletim
Twitter

Parabéns vereador Sílvio Humberto dos Passos Cunha pelo seu aniversário neste dia 27 de fevereiro.

27-02 - Sílvio Humberto


Parabéns prefeito Elter Silva Bastos, do município de Wagner, pelo seu aniversário neste dia 26 de fevereiro.

26.02 - Wagner


Parabéns prefeito Patrick Gilberto Rodrigues Lopes, do município de Jitaúna, pelo seu aniversário neste dia 26 de fevereiro.

26.02 - Jitaúna


rui 1

As cidades baianas de Queimadas e Santaluz, localizadas na região do Sisal, recebem obras emergenciais para regularizar o abastecimento de água para os mais de 50 mil moradores dos dois municípios.

Na sexta-feira (24), o governador Rui Costa esteve em Queimadas e vistoriou as intervenções que estão sendo realizadas após os municípios decretarem estado de emergência por conta da seca.

Uma estrutura alternativa de captação e uma nova adutora estão sendo implantadas para recuperar a distribuição de água tratada nas localidades.

As obras da nova adutora para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Queimadas/Santaluz têm investimento de R$ 3,4 milhões e já apresentam 75% de avanço. Após conferir de perto o andamento dos trabalhos, o governador enfatizou a importância da rapidez da obra.

“Em um momento como esse de escassez, a água para o consumo humano não pode faltar, e essa é a prioridade. Por isso a realização desta obra emergencial, que vai resolver o problema e as cidades terão dois sistemas alternados. Estamos vivendo há sete anos com níveis de chuva muito baixos. É uma seca rigorosa no Nordeste e neste momento cada um também tem que dar sua contribuição economizando água”, ressaltou Rui Costa.

O gerente de operações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na região norte, Raimundo Neto, explica que com a conclusão da nova adutora, com cerca de 9,5 km de extensão, prevista para março, as cidades poderão sair do racionamento ocasionado pelo baixo nível de água na Barragem da Leste, que era, até então, a principal fonte de água do sistema integrado.

“Teremos uma condição mais segura. Queimadas e Santaluz além de contar com o Rio Itapicuru, caso volte o volume de chuvas, com essa obra passará a contar com outro abastecimento através do Rio Jacurici”, explicou o gerente da Embasa.

rui 3

Mais desenvolvimento – Além de visitar as obras de abastecimento de água, Rui Costa também autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a lançar o edital de licitação para recuperar 42 quilômetros da BA-120, no trecho entre Queimadas e Santaluz.

Serão R$ 17 milhões aplicados beneficiando também municípios próximos, como Cansanção, São Domingos e Nordestina. Após a licitação que vai definir a empresa executora, as obras de pavimentação tem início previsto para maio deste ano.

Quem trafega diariamente pelo trecho, como o motorista Paulo Roberto, fala com propriedade da importância da intervenção. “Realmente a estrada está péssima e precisando dessa obra. Do jeito que está a gente corre o risco estourar um pneu, quebrar o amortecedor e tentando desviar dos buracos até pode causar um acidente. Tomara que essa melhora chegue logo”, torce o morador de Queimadas.

Fonte: Secom – Eudes Benício (texto) e Manu Dias (fotos)

rui 4


Parabéns prefeita Pallomma Emmanuela Uzeda Tavares Antas, do município de Itamari, pelo seu aniversário neste dia 24 de fevereiro.

24.02 - Itamari


Parabéns prefeito Ricardo Almeida Nunes da Silva, do município de Cícero Dantas, pelo seu aniversário neste dia 24 de fevereiro.

24.02 - Cícero Dantas


Regularização fundiária é a reivindicação de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália

Porto Seguro 1
O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Silva Santos Júnior, e o vice-prefeito de Porto Seguro, Humberto “Beto” Adolfo Gattas Nascif Fonseca, foram recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia – para apresentar as principais demandas dos municípios.
 
Eles estiveram acompanhados pelo Procurador-Geral de Porto Seguro, Hélio Lima.
 
A principal reivindicação dos dois municípios é pela titulação das terras. “Nossa maior demanda é pela regularização fundiária nos distritos de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália”, argumenta o prefeito Agnelo Santos Júnior.
Porto Seguro 2


Parabéns prefeito José Henrique Silva Tigre, do município de Belo Campo, pelo seu aniversário neste dia 23 de fevereiro.

23.02 - Belo Campo


Parabéns ao município de Abaíra

ABAIRA

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, felicita o município de Abaíra pela passagem, no dia 22 de fevereiro, de seu 55º aniversário de emancipação política. A homenagem é extensiva ao prefeito Edval Luz Silva.

Abaíra é um município localizado no centro da Chapada Diamantina. Foi nomeada “cidade da cachaça”, por ser uma grande produtora da aguardente Abaíra, que é feita em associações de produtores de toda a região.

A cada dois anos acontece o Festival da Cachaça Abaíra, que atrai inúmeras pessoas de todas as regiões do país e que faz com que a cidade se torne a cada ano mais conhecida.

A economia do município sobrevive basicamente do comércio de cachaça. Além disso, seu patrimônio histórico e cultural mostra também a vocação para a prática do turismo ecológico pelo seu vasto potencial de recursos naturais.

História – A cidade surgiu no século XIX, com as dificuldades dos mineradores que se deslocavam de Bom Jesus do Rio de Contas (Piatã) para Mucugê. Localizada no Circuito Turístico do Ouro, na região central da Chapada Diamantina, Abaíra guarda em seus limites locais de grande beleza natural, como o Pico do Barbado, o mais alto do Nordeste, com seus 2.033 metros de altura.

Fica no distrito de Catolés, que possui um sítio histórico com construções do século XVIII e o Pico de Água Suja, onde está situado um dos mais belos locais da Chapada, as cachoeiras do Canta Galo.

Abaíra


Parabéns ao município de São Desidério

48569330
 
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, felicita o município de São Desidério pela passagem, no dia 22 de fevereiro, de seu 55º aniversário de emancipação política. A homenagem é extensiva ao prefeito José Carlos de Carvalho.
 
História – A população do município – segundo dados do IBGE no censo 2010 – era de 27.659 habitantes, com um aumento de 8.653 moradores em relação ao censo 2000 quando a população era de 19.006 habitantes.
 
A cidade está localizada a cerca de 900 quilômetros de Salvador, por acesso rodoviário. Sua área, de 15.157.005 quilômetros quadrados, o coloca como o segundo maior município da Bahia em extensão territorial, superado apenas por Formosa do Rio Preto.
 
O destaque deste município é a comunidade de Ilha do Vítor, na qual reuniu-se um grupo de artesãos e artesãs para produzir peças de artesanato com matérias primas nativas da região, especialmente o buriti.
Os artesãos criaram a Associação dos Trançadores da Palha do Buriti e, com o apoio do Sebrae, passaram a confeccionar com mais qualidade os produtos que tradicionalmente faziam em casa apenas para uso próprio.
 
A palha do buriti é usada na construção de portas e coberturas, na fabricação de móveis e de utensílios diversos, tais como redes, esteiras, vassouras, peneiras, balaios, rolhas e chapéus.
 
Outro grande destaque no município é a produção agrícola, entre as mais competitivas do Brasil, tendo alcançado o maior valor de produção do país, segundo dados do IBGE, em 2012.
São Desidério


Página 1 de 49812345...102030...Last »



Fotos

Fale Conosco

BRASÍLIA:

Câmara dos Deputados - Praça dos Três Poderes, Anexo IV, Gabinete 642 - Brasília-DF - CEP 70160-900

Telefone: +55 (61) 3215-3642 | 3215-4642 | 3215-5642 - Fax: (61)3215-2642

E-Mail: dep.josiasgomes@camara.gov.br

SALVADOR:

Av. Magalhães Neto, Nº 1752, Ed. Lena Empresarial, Sala 210 - Salvador-BA - CEP 41810-012

Ao lado da Morena Veículos

Telefone: +55 (71) 3012-1985 | 3013-1326

Licença Creative Commons