Receba nosso boletim
Twitter

Parabéns prefeito Paulo André Braz Silva, do município de Cabaceiras do Paraguaçu, pelo seu aniversário neste dia 26 de setembro.

26-09-cabaceiras-do-paraguacu


HGE 2 amplia capacidade de atendimento de média e alta complexidade

hge-1
Instalado em um espaço de 14 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2) já surge como parte de um complexo que é referência na saúde do Estado para procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Ele serve de suporte para o primeiro atendimento desses pacientes, que continuarão sendo recebidos no HGE 1 e, depois, encaminhados à nova unidade.
 
Além de expandir a assistência com alas novas, como o Centro de Queimados e uma sala para transplantes, a estrutura inaugurada nesta segunda-feira (25) pelo governador Rui Costa vai reduzir o tempo de espera dos pacientes e ainda ampliar a capacidade para casos de vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes, e emergências cirúrgicas.
 
Segundo o governador Rui Costa, o Estado está entregando ao povo da Bahia uma unidade de saúde moderna e atualizada tecnologicamente para atender com mais eficiência os pacientes.
 
“Aplicamos valores históricos na construção de alto padrão com equipamentos de última geração, iguais aos melhores hospitais particulares do País. Passa a funcionar agora o complexo do HGE, e, com essa inauguração, a unidade do HGE 1 começa a passar por modernização, com reformas gradativas nas unidades e setores. Esse hospital faz parte de uma série de investimentos, com os futuros hospitais da Mulher, do Cacau, e da Chapada, entregues até o início do próximo ano, além do Hospital Metropolitano, que será construído em Lauro de Freitas”, revelou o governador.
 

Hospital Geral do Estado 2 (HGE2)

Ainda de acordo com Rui Costa, o Governo do Estado está empenhado em garantir a qualidade dos serviços da saúde em toda a Bahia. “Tão ou mais importante que o investimento na construção é o custeio, é o quanto se investe na manutenção, operação, e no dia a dia do hospital. Mas estamos trabalhando de forma muito determinada para garantir a qualidade e o acesso ao atendimento médico”, destacou o governador.
 
Estrutura do HGE 2 – Funcionando em estrutura ao lado do HGE, no bairro de Brotas, o HGE 2 abre mais 161 novos leitos no Estado, sendo 52 destes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo 8 para crianças e 4 para queimados, além de 11 novas salas de cirurgia.
 
Toda essa estrutura recebeu R$ 90 milhões para ser equipada com o que há de mais moderno em diversas especialidades e ainda criou mais de mil novos empregos para profissionais da saúde, entre eles, mais de 200 médicos, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, e técnicos de enfermagem.
 
Para a população, o atendimento e regulação continuarão funcionando pela porta de entrada do HGE 1, como explica o diretor-geral do complexo hospitalar, André Luciano Andrade. “O HGE 2 é o que chamamos de hospital de retaguarda, um espaço para o segundo tempo de atendimentos. Todo o primeiro atendimento de emergência continuará sendo pelo HGE 1. A questão é que, com 27 anos de uso, a estrutura do primeiro hospital não comportava mais a demanda e precisávamos de uma estrutura que fizesse essa função de receber os pacientes que já foram atendidos”, contou o diretor.
 
Conforme adiantou o governador Rui Costa, o HG1 passará por reformas. “Vou pedir um plano de reforma para o HGE 1, para que, ala por ala, as duas unidades fiquem em um mesmo padrão de modernidade e qualidade para atendimento”.
 
Novidades – Com tantos novos profissionais, o novo hospital estadual está apto para atender casos de cirurgia geral, traumato-ortopedia, queimados, cirurgia oftalmológica (proveniente de trauma), cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo facial e cirurgia de coluna.
 
Especialmente para os casos graves de queimaduras foi criado o Centro de Queimados, um dos mais modernos do País. O setor foi transferido do HGE 1 para o novo prédio, onde ocupa todo o terceiro andar, com alas pediátrica e adulta, 4 leitos de UTI e sala de cirurgia própria.
 
hge-3
Outra inovação do HGE 2 é uma sala cirúrgica dedicada exclusivamente para a captação e transplante de órgãos. O novo espaço permite que esses casos sejam atendidos com maior agilidade, sem que precisem esperar por uma vaga de centros cirúrgicos comuns.
 
O espaço tem localização estratégica, já que está instalada no complexo com maior potencial de captação de órgãos, devido aos pacientes que, decorrentes de traumas, apresentam morte cerebral. A nova unidade de saúde da capital ainda possui UTI pediátrica, com 8 leitos.
 
Mais três hospitais até 2017 – Até o início do próximo ano, outras três grandes inaugurações vão ampliar o atendimento no Estado, com o objetivo de regionalizar cada vez mais a saúde e permitir que as pessoas tenham acesso a atendimento médico de qualidade perto de suas casas.
 
Em Salvador, o Hospital da Mulher deverá ser entregue até o final de 2016, se consagrando como o segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher no Brasil. Serão mais 137 leitos e mais um centro de diagnóstico equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-x e laboratório 24 horas.
 
No interior, os investimentos seguem para o município de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, com o Hospital Regional da Costa do Cacau, que terá atendimento hospitalar para ortopedia, cardiologia, e 30 leitos de UTI, já na primeira etapa.
 
Em Seabra, o Hospital da Chapada vai atender, principalmente, casos de urgência e emergência com a criação de mais 101 leitos de internação em diversas espacialidades médicas.
 
Para o secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, os investimentos fazem parte da estratégia da gestão estadual para regionalizar o atendimento no interior. “Esses novos hospitais, juntamente com as policlínicas, vão permitir que a oferta de serviços, principalmente de média e alta complexidade, se descentralize e não se concentre apenas nos grandes centros. No caso das policlínicas, já são 10 com ordem de serviço assinadas e serão equipadas com todo o aparelhamento necessário à realização de tomografias, raio-x e outros exames. Isso sem falar nos consórcios de saúde, que permitem que os municípios de uma mesma região utilizem a rede de UPA’s, policlínicas, e outros equipamentos da saúde para prestar uma assistência ainda melhor e mais regionalizada”, destacou.
 
Fonte: Secom
hge-4


Manoel Vitorino: Josias Gomes participa de comício no distrito de Catingal em apoio à candidatura de Robinho a prefeito

catingal-1
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, participou na noite deste domingo (25) no distrito de Catingal – município de Manoel Vitorino – de um grande comício que reuniu mais de 4 mil pessoas.
 
No comício, ele reiterou seu apoio – e o do governador Rui Costa – ao candidato Robson César Costa Vilar, o popular Robinho, à Prefeitura de Manoel Vitorino. Robinho (PSL) tem como companheiro de chapa a vice, Pedro de Vadinho, também do PSL.
 
O grande ato público reuniu uma multidão entusiasmada e contou, ainda, com a participação de Everaldo Anunciação, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).
 
catingal-3
“O comício foi excelente, reunindo mais de 4 mil pessoas. Participaram representantes de associações rurais, lideranças comunitárias, líderes políticos locais, o candidato Robinho e seu vice, além de candidatos a vereador. Ali, Josias Gomes reiterou seu apoio e o do governador Rui Costa a Robinho, que também é apoiado pelo atual prefeito Lenilton Pereira Lopes (PDT)”, informou Walmik Costa Lima, secretário municipal de Educação.
 
catingal-2
Segundo ele, na última pesquisa realizada no município o candidato Robinho lidera com 48% das intenções de voto dos eleitores. “Robinho tem chances reais de vitória na eleição do dia 2 de outubro”, diz Walmik Lima. Ele informa, ainda, que o município de Manoel Vitorino possui 14.240 habitantes e que Catingal é seu maior distrito, onde moram mais de 5 mil pessoas.
catingal-7


Em Caetité, Josias Gomes e senadora Lídice da Mata participam de comício no distrito de Maniaçu em apoio ao candidato Aldo Gondim

caetite-6-jpg
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, participou neste sábado (24) no distrito de Maniaçu – município de Caetité – de um grande comício que reuniu mais de 8 mil pessoas.
 
Em clima de entusiasmo total, o ato público teve o apoio do atual prefeito de Caetité, Zé Barreira, e teve o objetivo incrementar a campanha da candidatura de Aldo Gondim (PSB) a prefeito e de sua vice Dra. Kelly (PC do B), rumo à vitória no dia 2 de outubro.
 
Além de Josias Gomes, estiveram presentes a senadora Lídice da Mata, a deputada estadual Fabíola Mansur, o deputado federal José Rocha, vereadores, candidatos a vereador, e lideranças políticas e comunitárias do município.
caetite-3-jpg
caetite-1-jpg


Josias Gomes e senadora Lídice da Mata participam em Guanambi de reunião em apoio à candidatura a prefeito de Jairo Magalhães

josias-1-jpg

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, participou neste sábado (24) no município de Guanambi de uma reunião, que teve a participação de mais de 300 lideranças políticas, em apoio à candidatura a prefeito de Jairo Magalhães (PSB) e de seu vice-prefeito Hugo Costa (PSD).

Realizada na casa do atual prefeito Charles Fernandes, a reunião – nesta reta final de campanha – contou com a participação da senadora Lídice da Mata, dos candidatos a vereadores, de suas coordenações, e de lideranças de diversas áreas de atuação. O evento serviu para definir as ações a serem realizadas para levar o candidato Jairo Magalhães à vitória na eleição do dia 2 de outubro.

Logo em seguida, Josias Gomes compareceu ao distrito de Mutans – município de Guanambi – onde cerca de 3 mil pessoas participaram do comício promovido pelo vereador Zaqueu (PDT).

josias-5-jpg

 


Teixeira de Freitas recebe investimentos de R$ 4 milhões do Estado na saúde e agricultura familiar

upa-1
Na visita à região Extremo Sul, o governador – acompanhado pelo secretário Josias Gomes e outras autoridades – inaugurou uma UPA 24 horas e assinou convênio beneficiando 93 famílias de apicultores
 
upa-3
A população do município de Teixeira de Freitas, na região Extremo Sul da Bahia, foi beneficiada com investimentos importantes na saúde e na cadeia produtiva do mel. Em visita à cidade, nesta sexta-feira (23), o governador Rui Costa inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que vai garantir o aumento da assistência aos moradores e a diminuição de filas por atendimento médico de urgência.
 
Ali, ele também assinou convênio do programa Bahia Produtiva com mais 90 famílias que trabalham na apicultura, fortalecendo a agricultura familiar na região. “O objetivo da UPA é atender com mais qualidade e mais dignidade as pessoas, ao mesmo tempo que liberamos o hospital para casos mais graves. Ao separar esse atendimento, melhoramos o serviço para os dois públicos”, afirmou Rui Costa.
 
O governador ressaltou ainda a qualidade dos equipamentos instalados na nova unidade. “Estamos garantindo a humanização do atendimento aqui em Teixeira de Freitas e em toda a região, com equipamentos de última geração, como os que instalamos no HGE 2, em Salvador, que será inaugurado na próxima segunda-feira (26). Essa modernização é muito importante para os serviços prestados”, destacou.
 
Uma nova parceria para tratamento de hemodiálise na região também foi anunciada pelo governador Rui Costa. “Foi publicado convênio com clínica de hemodiálise de Teixeira de Freitas hoje (23) no Diário Oficial. O investimento é privado, mas o serviço é público, pago pelo SUS. O Estado paga para oferecer esse serviço de qualidade à população de toda essa região”, destacou Rui Costa.
 
upa-13
UPA – Com a inauguração da UPA Amazias Barreto de Moraes, que recebeu um investimento de R$ 3,1 milhões e funcionará 24 horas, os mais de 150 mil moradores da cidade poderão recorrer à unidade para grande parte dos atendimentos de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, diminuindo as filas nos prontos-socorros dos hospitais da região.
 
Além disso, a UPA realiza atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à unidade e funciona como local de estabilização de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
 
A nova UPA tem capacidade para atender 300 pacientes diariamente, contando com aparelho de raio-x, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação e de urgência, além de ambulância própria para fazer o transporte de pacientes que precisem ser transferidos.
 
upa-9
Para realizar o atendimento, uma equipe – formada por dois médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, e profissionais de apoio a laboratório – está pronta para atender os moradores em 11 leitos de observação e três leitos de urgência.
Para a enfermeira e coordenadora da UPA, Jaqueline Pires, a nova unidade de saúde vai otimizar o serviço na região.
 
“A UPA vem para atender uma necessidade da cidade, já que até então todo atendimento de urgência e emergência era encaminhado para o hospital municipal, uma unidade antiga, já com mais de 50 anos e que não estava conseguindo atender toda a demanda. A própria estrutura física do hospital hoje é pequena, então víamos um grande gargalo, as pessoas já estavam sem local confortável para esperar atendimento. Na UPA é diferente, porque a estrutura física já favorece, tem vários espaços para atendimentos específicos, com leitos de retaguarda para urgência e emergência, além de equipamentos modernos para dar esse suporte”, contou a coordenadora da nova UPA.
Programa Bahia Produtiva – Ainda durante a passagem pelo município de Teixeira de Freitas, o governador autorizou convênio do Bahia Produtiva para a Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia, beneficiando 93 famílias. Com a assinatura da parceria, começam as obras de reforma e ampliação do entreposto de mel e cera de abelhas, a implantação da unidade de beneficiamento do mel, juntamente com uma camionete com carroceria e kits para produção com dez colmeias e demais utensílios, além de assistência técnica.
 
Esses investimentos ultrapassam a casa dos R$ 925 mil reais. “Com esse tipo de investimento vamos fortalecendo a economia das cidades, que vão crescendo como referência, como um polo de serviços e de produção para toda a região”, declarou Rui Costa.
 
O programa Bahia Produtiva, do Governo do Estado, tem financiado projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, visando fortalecer e inserir economicamente as comunidades mais pobres da Bahia nos seus 27 Territórios de Identidade. Criado em 2015, somente no primeiro ano, foram investidos cerca de R$ 120 milhões, beneficiando diretamente 13.284 famílias.
 
Fontes: Secom e Serin
upa-12


Parabéns deputado federal Luiz Caetano, pelo seu aniversário neste dia 23 de setembro.

23-09-luiz-caetano


Parabéns deputado estadual Marquinho Viana, pelo seu aniversário neste dia 23 de setembro.

23-09-marquinho-viana


Parabéns prefeita Yhonara Rocha de Almeida, do município de Ourolândia, pelo seu aniversário neste dia 23 de setembro.

23-09-ourolandia


Parabéns prefeito Cloves Rocha Oliveira, do município de Castro Alves, pelo seu aniversário neste dia 23 de setembro.

23-09-castro-alves


Página 1 de 45512345...102030...Last »



Fotos

Fale Conosco

BRASÍLIA:

Câmara dos Deputados - Praça dos Três Poderes, Anexo IV, Gabinete 642 - Brasília-DF - CEP 70160-900

Telefone: +55 (61) 3215-3642 | 3215-4642 | 3215-5642 - Fax: (61)3215-2642

E-Mail: dep.josiasgomes@camara.gov.br

SALVADOR:

Av. Magalhães Neto, Nº 1752, Ed. Lena Empresarial, Sala 210 - Salvador-BA - CEP 41810-012

Ao lado da Morena Veículos

Telefone: +55 (71) 3012-1985 | 3013-1326

Licença Creative Commons