Receba nosso boletim
Twitter

Prefeito de Barra da Estiva quer apoio do Estado para o asfaltamento e sinalização do município

Barra da Estiva 1
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, conhecido por João de Didi. Participaram da reunião outras lideranças locais, e a chefe de gabinete da Serin, Cibele Oliveira de Carvalho.
 
Entre as demandas do município, a principal reivindicação do prefeito João de Didi foi o asfaltamento das ruas da cidade com o intuito de melhorar a trafegabilidade nas vias públicas, e de trecho da BA-142, que passa pelo município.
 
“Solicitamos o fornecimento de 50 metros cúbicos de massa asfáltica e 1.000 litros de emulsão para podermos realizar melhorias nas obras de recapeamento para dar maior fluidez ao trânsito”, informou o prefeito João de Didi, que solicitou, ainda, a sinalização – pelo Detran – do trânsito para otimizar e dar mais segurança aos motoristas e pedestres da cidade.
Barra da Estiva 5


Presidente do CIMA diz que fábrica de calçados em Camacã vai gerar 600 empregos na região

Santa Luzia 1
 
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Antônio Guilherme dos Santos.
 
Ele esteve acompanhado pelo Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Laytynher Ribeiro.
 
A pauta da reunião foi a instalação de uma fábrica de calçados implantada pela empresa SBC, proprietária das marcas Lia Line e Sua Cia, no município de Camacã. Na Bahia, desde 2013, a SBC já possui fábricas em Valente, Conceição do Coité, Itororó, Ibicuí, Itapetinga e Firmino Alves.
 
“Inicialmente, a fábrica vai gerar cerca de 600 empregos para a região. Muitos funcionários já estão sendo treinados”, explica o prefeito de Santa Luzia.
 
Além disso, foi solicitado ao secretário o agendamento de uma reunião do governador Rui Costa com os 11 prefeitos dos municípios de Arataca, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una, que compõem o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA).
Santa Luzia 3


Rui Costa se encontra com a bancada dos vereadores de oposição na Câmara em almoço na governadoria

Rui 1
 
Encontro promovido pela Serin acontece nos dias 19 e 20 com a participação dos vereadores e de diversos secretários de Estado
 
Rui 2
O governador Rui Costa se encontrou na quarta-feira (19) com a bancada de oposição da Câmara Municipal de Salvador (CMS). O secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, também esteve no encontro.
 
Após a reunião, o governador destacou que precisa manter o diálogo com os representantes do legislativo municipal. “O desenvolvimento do nosso Estado também passa pela atuação dos vereadores em cada cidade baiana. O debate com eles deve ser permanente”, comentou.
 
Antes do almoço com o governador, os vereadores participaram de encontro promovido pela Serin, onde foram debatidas as principais ações do Estado em todas as áreas. Na reunião, o vereadores puderam explanar seus pontos de vistas e reivindicar ações do Estado visando otimizar as ações de cada um em suas bases eleitorais.
 
Veradores 1
O encontro das autoridades do Estado com os vereadores prosseguiu durante toda esta quinta-feira (20). No período da tarde foi a vez do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, dialogar com os edis, estando ainda previsto – ainda hoje – o encontro deles com o secretário da Educação, Walter Pinheiro.
Veradores 2


Prefeito de Correntina quer implantar fábrica produtora de cachaça, vinho e suco de uva

Correntina 2

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues (PC do B) – conhecido por “Maguila”. Ele esteve acompanhado pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PC do B).

Também presentes o produtor de uva e maracujá no município, Erardo Marchetti, e o produtor Paulo Ricardo Frasson, que atua nas culturas de soja, milho e feijão, e pretende investir também na fabricação de vinho e suco de uva.

Entre as demandas apresentadas, o prefeito Maguila defendeu a instalação na região do povoado de Aparecida do Oeste de uma destilaria para a produção de cachaça e álcool, vinho e suco de uva, açúcar mascavo, e rapadura no município de Correntina.

“Fomos orientados a apresentar um projeto na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com incentivo do governo do Estado poderemos viabilizar a implantação de uma indústria que processe a produção de uva dos produtores locais, fabricando vinho e suco de uva”, diz o prefeito de Correntina. Além da cultura da uva, os empresários locais estão querendo produzir, experimentalmente, melancia e alho.

Correntina 8


Governador Rui Costa participa de homenagem da PM ao patrono Tiradentes

Homenagem 1

Secretários Josias Gomes, André Curvello, e Marcus Cavalcanti foram algumas das autoridades agraciadas com medalhas pela instituição militar

Homenagem 2

O reconhecimento do esforço e da qualidade dos serviços prestados por policiais militares e por autoridades civis foi marcado pela solenidade que o Comando Geral da Polícia Militar (PM) realizou quarta-feira (19), na Vila Militar do Bonfim, em homenagem ao patrono da PM, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

O governador Rui Costa acompanhou a entrega da medalha de Mérito Policial Militar a 50 autoridades civis e militares, de 59 medalhas Marechal Argolo Visconde de Itaparica e ainda do Diploma de Destaque Operacional a 44 policiais militares que atuaram nas operações de repressão a assaltos a bancos de Irecê e Boa Nova, no interior da Bahia.

Entre as autoridades agraciadas com a honraria militar, estão o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), o secretário de Comunicação Social, André Curvello, e o secretário de Infraestrutura, Marcus Bulhões, que receberam as medalhas pelas mãos do governador.

Segundo Rui Costa, “a medalha é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho dos profissionais que têm a função de defender a sociedade. É uma homenagem a esta instituição que caminha para 200 anos”.

Homenagem 4

O governador disse, ainda, que os servidores trabalham duro esperando receber o reconhecimento da sociedade e da instituição. “Estes policiais são merecedores desta homenagem que é a medalha de Tiradentes, uma tradição das corporações militares do Brasil”.

O sargento Miguel Arcanjo, homenageado com as medalhas Marechal Argolo e Visconde de Itaparica, afirma que o reconhecimento pelo trabalho é a melhor das homenagens. “Essas medalhas representam muito pra gente, mais até do que uma bonificação. Elevam nossa autoestima, é muito emocionante. Ser agraciado com uma medalha dessas é tudo de bom”, comemorou.

Rui Costa destacou que a Polícia Militar da Bahia é uma das mais experientes, com maior competência em diversas áreas, inclusive no policiamento de grandes eventos. “A PM baiana se capacitou, nós temos o Grupamento Aéreo no interior, inauguramos recentemente o de Barreiras, aumentamos as companhias especializadas em várias regiões do estado, então a PM ganhou presença nos quatro cantos da Bahia. A próxima unidade do Graer que vamos inaugurar será em Lençóis, na Chapada Diamantina”.

O governador falou também do treinamento dos policiais. “Hoje temos homens treinados, bem capacitados, a exemplo do Batalhão do Bope, que reagiu fortemente em vários episódios recentes na Bahia, como em Bom Jesus da Lapa e em Irecê, mostrando que a nossa polícia agirá sempre com muita energia quando a nossa sociedade for ameaçada”.

Homenagem 3

Outro destaque, segundo o governador, é o policiamento comunitário. “Temos uma experiência larga e bons resultados no policiamento comunitário, que é um trabalho junto à sociedade, junto aos adolescentes e jovens, reduzindo drasticamente a violência em todas as regiões onde as bases comunitárias estão implantadas. Isso prova que o trabalho comunitário associado a uma ação mais dura contra os criminosos vai garantindo a força do Estado e a paz para a sociedade”.

A estudante Rafaela Melo, que planeja seguir a carreira militar vê na profissão a possibilidade de mudar a sociedade. “Eu tenho certeza de que podemos mudar muita coisa. Desde já, nós aprendemos sobre disciplina, respeitar a hierarquia. É uma carreira bonita, poder cuidar da sociedade. É uma vontade que eu tenho desde o berço”, conta a estudante.

Participaram da solenidade também o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, oficiais e praças da corporação, convidados civis e militares.

Fonte: Secom – Raul Rodrigues (texto) e Mateus Pereira (fotos)


Seminário promovido pelo Estado capacita prefeitos e gestores municipais para a captação de recursos

Rui Costa 1
A Bahia possui 417 municípios, distribuídos pelas mais diversas regiões e onde vivem 15 milhões de pessoas. Com características geográficas, culturais e econômicas diferentes, cada um desses municípios precisa de políticas públicas específicas para atender às demandas dos moradores.
 
Para que as prefeituras possam elaborar projetos que se transformem em políticas públicas eficientes, o governador Rui Costa participou do seminário ‘Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021’ nesta quarta-feira (19), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
Rui Costa 2
O evento, destinado a prefeitos e gestores municipais, foi promovido pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a UPB, e a Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), cujo secretário Josias Gomes esteve representado por Anabel de Sá Lima Carvalho, coordenadora executiva da Coordenação de Assuntos Federativos (Coaf).
 
Na ocasião, Rui Costa destacou que é preciso haver um alinhamento entre as prioridades do governo federal, Estados e municípios. “O PPA [Plano Plurianual] serve para isso. É um planejamento de quatro anos, para que se possa alinhar os projetos dos municípios com as possibilidades dos governos estadual e federal. Por isso é importante a gente capacitar os prefeitos e os gestores e alinhar os esforços, concentrando prioridades”, defendeu o governador.
 
Rui Costa acrescentou a necessidade de modernizar os atores econômicos locais para a construção de ações e iniciativas que garantam o desenvolvimento da Bahia. “Neste sentido, o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, está percorrendo a Bahia com uma caravana, discutindo quais são as prioridades para cada uma das regiões”.
 
Diversidade – Prefeito de Filadélfia, na região centro norte da Bahia, Lourivaldo Pereira Maia descreve as características do município e diz que o seminário vai ser produtivo. “Nossa região tem como característica a caatinga. Nós estamos no semiárido e temos falta de água, de chuva, e de emprego. Esse seminário vai nos orientar para que fiquemos alinhados com as políticas públicas estaduais e federais. Assim, poderemos levar água, gerar renda e desenvolvimento para o nosso município”.
 
Rui Costa 3
Segundo o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, a região Sul é carente, mas tem grande potencial turístico. “Com este seminário, nós podemos programar nossos projetos de acordo com as características da região e alinhados com as possibilidades oferecidas pelo governo estadual e federal. A gente fica feliz quando tem um apoio como este para planejar as ações que serão desenvolvidas para o nosso povo durante quatro anos”.
 
De acordo com o vice-governador João Leão, o Governo do Estado está com uma agenda territorial (Ageter) de desenvolvimento econômico, baseada nas características de cada um dos territórios.
 
“Nós queremos que o PPA seja um complemento dessa agenda territorial, para levar o desenvolvimento a todos os municípios da Bahia. Nós iremos a todos os territórios. Iniciamos pelo Baixo Sul e, na próxima semana, vamos ao Nordeste 2, no semiárido”.
 
Situação econômica – No evento, o governador comentou também que o país não está vivendo um período de fartura. “Estamos enfrentando o período mais difícil do ponto de vista econômico e político. Esta é a maior crise vivida nos últimos 60 anos. O país nunca tinha vivido dois anos seguidos de PIB negativo e isso aconteceu em 2015 e 2016”.
 
De acordo com Rui Costa, o Governo do Estado está desenvolvendo diversas ações estruturantes para prevenir os efeitos de crises como a atual no futuro. “Nós concluímos, por exemplo, o cadastro do Mais Futuro para apoiar os jovens que estão matriculados em uma das quatro universidades do Estado. Cada aluno vai receber uma bolsa de R$ 300 se morar até 100 quilômetros de onde estuda e R$ 600 se for a mais de 100 quilômetros. Também resolvemos centralizar os estágios de nível superior, estamos oferecendo 2,5 mil vagas e já passamos de 9 mil inscritos”, informa o governador.
 
Fonte: Secom – Raul Rodrigues (texto) e Manu Dias (fotos)
Rui Costa 4


Prefeito de Tremedal quer construção de ponte, energia elétrica para zona rural e manutenção da Comarca de Justiça

Tremedal 1
 
O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) recebeu em audiência na Serin o prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira. Ele esteve acompanhado pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PC do B).
 
O prefeito Márcio Ferraz reivindica ação urgente para a construção da Ponte do Berrador, próxima à localidade de Riachão e distante 28 km da sede municipal, para substituir uma ponte avariada pelas chuvas de janeiro do ano passado.
 
“Essa ponte se rompeu com o temporal e é fundamental para o acesso aos povoados de Berrador, São João dos Britos, e Grota”, destaca o prefeito. Ele também solicitou a extensão da rede elétrica da Coelba para atender os povoados de Colônia e Sítio, onde residem cerca de 40 famílias.
 
Tremedal 7
Outro pedido do prefeito ao Estado foi pela manutenção em Tremedal do funcionamento da Comarca, que está sob ameaça – ao lado de dezenas de outras unidades – de fechamento pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
 
“Queremos que seja reavaliada essa medida, pois o município de Tremedal está em franco crescimento e não pode ficar sem esse equipamento. Imagine agora uma ação que era em Tremedal e o cidadão ter que ir até Vitória da Conquista?”, questionou o deputado Fabrício Falcão.
Tremedal 2


Parabéns prefeito Reinan Cedro de Oliveira, do município de Bonito, pelo seu aniversário neste dia 19 de abril.

19.04 - Bonito


Parabéns prefeita Mary Marques Dias Sampaio, do município de Macajuba, pelo seu aniversário neste dia 18 de abril.

18.04 - Macajuba


Parabéns deputado estadual Roberto Carlos pelo seu aniversário neste dia 18 de abril.

18-04 - Roberto Carlos


Página 1 de 51612345...102030...Last »



Fotos

Fale Conosco

BRASÍLIA:

Câmara dos Deputados - Praça dos Três Poderes, Anexo IV, Gabinete 642 - Brasília-DF - CEP 70160-900

Telefone: +55 (61) 3215-3642 | 3215-4642 | 3215-5642 - Fax: (61)3215-2642

E-Mail: dep.josiasgomes@camara.gov.br

SALVADOR:

Av. Magalhães Neto, Nº 1752, Ed. Lena Empresarial, Sala 210 - Salvador-BA - CEP 41810-012

Ao lado da Morena Veículos

Telefone: +55 (71) 3012-1985 | 3013-1326

Licença Creative Commons